Saiba de dicas de telemarketing, para ser um bom operador de telemarketing, ativo, receptivo e saber fazer um bom script de atendimento e serviços de telemarketing.
Operador Telemarketing

Dicas de Telemarketing

O trabalho de telemarketing exige do profissional boa dicção para atender satisfatoriamente o cliente, bons modos ao telefone, cordialidade, paciência, além de saber trabalhar em equipe. O serviços de telemarketing tem seus resultados mensurados em equipe, desta forma todos devem ter uma boa atuação para que haja um bom resultado final.

As principais funções de um operador de telemarketing são atender o telefone, responder questões dos clientes pelo telefone, anotar os questionamentos, faz registros no computador, disponibiliza informações e conselhos, pode também vender produtos ou serviços, além de fazer um acompanhamento de venda através de cartas, fax ou e-mail.

Os operadores de telemarketing também necessitam habituar-se a trabalhar com auxílio de script telemarketing, este recurso é mais utilizado no telemarketing ativo. Trata-se de uma lista de perguntas e passos necessários para efetuar corretamente a venda para o cliente, prevendo inclusive as possíveis dúvidas do mesmo. Este recurso é bom também para o operador de telemarketing pois há uma sequencia lógica para efetuar um processo que pode ser complexo, desta forma ele não se esquece de nenhum passo importante e dinamiza o trabalho podendo atender mais clientes.

O telemarketing call center possui vários braços de atuação. Pode ser do tipo telemarketing receptivo (In Bound), no qual é o cliente, ou possível cliente, quem origina a chamada. O cliente liga para pedir informações ou para efetuar uma compra. O telemarketing ativo (Out Bound) é aquele no qual os operadores de telemarketing ligam para os clientes ou possíveis clientes da empresa.

A grande diferença entre os dois estilos está na receptividade do cliente, pois no telemarketing receptivo o cliente liga no momento mais conveniente para ele e no tipo de telemarketing ativo o operador deverá realizar uma abordagem persuasiva para conseguir efetuar seus objetivos.

Algumas dicas de telemarketing para quem está começando neste ramo podem ser vitais. Estabelecer um processo dentro da empresa de divulgação de informações de tudo de novo que está sendo feito, como por exemplo um novo produto ou serviço, para que os operadores de telemarketing possam informar corretamente os clientes.

Estimular o trabalho dos operadores, através de metas e premios para que assim eles sintam-se mais motivados a partcipar da melhor forma possível do processo de vendas.